Gerente Completo
thumbnail

PPR e PLR: a diferença entre estas duas bonificações

Facebook Gerente Completo Linkedin Gerente Completo
01/05/2022

Interessado em conhecer melhor sobre o PPR e o PLR? Preparei um conteúdo sobre estas duas siglas, as diferenças entre si e a importância que estas bonificações têm dentro de uma empresa.

Vou explicar alguns pontos desse assunto que podem ser eficazes para você, gestor, sobre aplicá-las dentro da sua empresa e perceber o quão elas podem ser positivas se feitas da forma correta.

PPR x PLR: diferença

Bom, primeiramente vamos falar sobre a diferenciação entre ambas bonificações. O PPR é uma forma de remuneração que pode variar através do alcance de metas e cumprimento de estratégia da empresa. Neste caso, é de responsabilidade da empresa definir qual é o valor entregue aos funcionários, que pode variar, podendo ser estipulado em porcentagem sobre os salários ou fixo.

Ou seja: o PPR está atrelado a metas e objetivos concretos, não se relacionando ao lucro da empresa. Assim, se a empresa tiver prejuízo naquele ano, mas as metas combinadas e pré-estabelecidas foram atingidas, os colaboradores receberão a remuneração definida igualmente.

Já o PLR, Participação nos Lucros ou Resultados, que também é uma outra forma de bonificação, tem como meta principal o lucro da empresa, não os resultados. Nesta condição, o pagamento do benefício é feito pela empresa que, além de atingir os resultados, obteve lucros, já que a distribuição do valor será feita como parte do lucro que a empresa obteve.

A importância dessas bonificações para a empresa

Antes de mais nada, queremos que você se atente a isso: não confunda a bonificação e o comissionamento que você faz, mês a mês, com esse conteúdo. São parecidos, mas não são a mesma coisa.

Enfim, muitos gerentes não sabem como criar o PPR e o PLR. Parece complexo, mas não tem nada disso. Basta criar uma metodologia, aplicar para os seus colaboradores e medir para entender se a pessoa ou o setor é ou não merecedor. Pode-se criar uma política de bonificação individual, setor ou empresa, como um todo.

Você pode concordar comigo que todos os colaboradores já possuem salário nominal, certo? Não importa quanto. E esse salário está diretamente atrelado pela robustez e esforços que a pessoa entrega na empresa. O valor vai depender do que ela oferece à empresa, o cargo que ela exerce e as atividades que ela realiza. Além do salário, ao final do ano, o colaborador ainda recebe o seu décimo terceiro salário, o qual faz parte da lei do trabalhador.

E, além de tudo isso, a empresa também pode oferecer esse décimo quarto salário, que são estas bonificações anuais.

Qual é o caminho mais feliz para que o colaborador receba? O colaborador não ter nenhuma advertência formal, por escrito, já é um caminho, além disso, tem o cumprimento das metas e objetivos. Bom, então ele tem uma possibilidade de ter o seu décimo quarto no final do ano.

E nada mais é do que o resultado financeiro dos esforços do colaborador.

Como você, gerente, pode aplicar essa bonificação no seu setor ou empresa

Tudo precisa ser planejado e bem organizado, e precisa vir dentro da política orçamentária da empresa. Sua vigência, abrangência, normas, pacotes, resultados. Lembrando que não tem uma forma correta de fazer, o importante é adaptar e fazê-la da melhor forma, que fique bom para a empresa, para você, gerente, e para os seus colaboradores.

Diante disso, você precisa lembrar que é necessário estabelecer metas, nas quais os colaboradores vão cumprindo e atingindo, demonstrando o porquê merecem as bonificações anuais.

Essa é uma das formas de acelerar resultados na sua empresa e ir para um próximo nível em sua carreira profissional. Além desta maneira, há outras dicas e implementações que podem ajudar você a dar esse passo.


Preparei uma série de vídeos gratuitos, as 21 Pílulas de Carreira, que vão ajudar você nesse processo para se tornar um Gerente Completo, incluindo um sobre PPR e PLR.

Também disponibilizei duas planilhas que apontam os Desafios e as Métricas do Gerente, para que você saiba como aplicar a bonificação e a comissão da forma correta e justa para ambas as partes - colaboradores e empresa. O download pode ser feito quando você assiste ao vídeo.

Inscreva-se agora mesmo no curso Pílulas de Carreira, 100% gratuito, tenha acesso às aulas e a todos esses materiais!