Gerente Completo
thumbnail

Qual a diferença entre bonificação e comissão?

Facebook Gerente Completo Linkedin Gerente Completo
01/05/2022

Vamos falar sobre comissão e bonificação? Neste conteúdo, preparei algumas explicações básicas que podem ajudar você a entender como a comissão e bonificação são distintas, mas que, ao mesmo tempo, podem trabalhar lado a lado dentro da empresa, beneficiando os colaboradores e também dando um up na sua carreira como gestor.

Vou explicar alguns pontos desse assunto e mostrar como elas podem ser positivas para a sua empresa se implementadas da forma correta.

Comissão x bonificação

Bom, vamos falar sobre a diferença entre bonificação e comissão, muitas vezes confundidas, mas que são diferentes entre si. Primeiramente, quero lembrar que a comissão é ligada 100% a vendas, enquanto que a bonificação é por merecimento e atingimento de metas de cada um, de forma individual.

Agora vamos a um exemplo para que você entenda: muitas empresas utilizam somente a visão da comissão, porque é mais fácil de aplicar, certo? Você dá uma comissão para o vendedor em cima das vendas, incentivando-o a vender mais. Posso afirmar que 99% dos empresários ou empresas e gerentes utilizam o comissionamento. E sim, ele funciona muito bem. Mas é preciso entendê-lo no ponto de vista certo.

Provavelmente você tem, além do comercial e da área de vendas, as áreas de TI, RH, Administrativa, entre outras, certo? Diante dessa afirmação, surge o grande questionamento: essas pessoas também estão no mesmo barco do comercial, remando junto para conquistar resultados positivos para a empresa? A resposta provavelmente vai ser sim!



Então, depois dessa afirmação, tenho certeza de que essas pessoas se questionam: “se eu estou no mesmo barco, ajudando a remar, por que eu não recebo uma bonificação? “

Como tudo isso, eu quero dizer que não é só a primeira linha comercial que deve receber esse comissionamento, se ele for implantado na empresa. E sim que todos que trabalham lá, se envolvem de alguma forma nessa venda e no sucesso da empresa e, consequentemente, também merecem bonificação.

Como funciona a implantação das bonificações

Pode ser que você tenha ficado um pouco confuso em relação à bonificação e à comissão, e como elas, mesmo sendo diferentes, se ligam entre si. Então eu vou explicar melhor como implantar elas dentro da sua empresa.

Primeiramente, vamos falar da bonificação e como implementá-la. Você tem que lembrar que para que o seu gerente/funcionário conquiste essa bonificação, ele tem que estar alinhado com expectativas e missão da empresa.

Quais expectativas e missões são essas? Bom, primeiramente, é necessário que a empresa ou o gestor preparem uma planilha ou um material, no qual vai alinhar expectativas e missões que esse gerente precisa alcançar para conquistar a bonificação.

Afinal, ela deve ser conquistar por merecimento. Então é necessário que ele atinja metas para receber. E como posso dizer se esse gerente é merecedor ou não?

Ao final do período acordado, pegue a planilha, e veja se o gerente conquistou os objetivos e metas, dando a ele a bonificação de acordo com o que ele alcançou durante o período.

Ele foi proativo em tudo? Em algumas ele foi bem, outras nem tanto? É você quem vai decidir. Ao final, é possível ver o quanto ele vai receber de bonificação alinhado com as métricas atingidas.

Mas, além de receber uma bonificação atrelada à sua performance em cima de uma metodologia, o gerente ainda vai receber uma comissão, que daí sim, é diferente, e vai ser um valor em cima das vendas pelo suporte que deu à área comercial. É aquilo que eu disse lá em cima, lembra? Entregar o resultado para todos.

Um incentivo a mais na produtividade e no engajamento

Para um gerente, a bonificação não é somente números a mais na conta. E para a empresa, não é somente pagar um pouco a mais pelas vendas concretizadas. Ela é capaz de significar muito mais: é a demonstração de preocupação por parte da empresa, e uma forma de incentivo para dar um up na produtividade.

É claro que o dinheiro não é tudo. Mas eu sei e você também sabe que o dinheiro motiva. Então por que não ajudar nessa motivação? Assim, é possível ter melhores resultados na empresa e mais empenho por parte da equipe.

Vamos ajudar nessa motivação?

Preparei um vídeo sobre esse conteúdo, que faz parte do Pílulas de Carreira, uma série de 21 vídeos gratuitos para você se tornar um Gerente Completo.

Lembrando que além dos vídeos, eu também vou disponibilizar alguns materiais exclusivos para você tornar o seu processo de trabalho mais eficiente, ajudando-o a dar o próximo passo na sua carreira.

Inscreva-se agora mesmo no curso Pílulas de Carreira, 100% gratuito, tenha acesso às aulas e a todos esses materiais!