Gerente Completo
thumbnail

Feedback: como realizá-lo da melhor maneira?

Facebook Gerente Completo Linkedin Gerente Completo
01/05/2022

O conteúdo de hoje é sobre um tema muito importante na vida de um Gerente Completo: o feedback. Você sabe receber feedback? Sabe como dar feedback? Muitas pessoas não sabem como fazer isso da maneira correta, mas é preciso estar atento a este assunto.

Vamos falar sobre a importância de saber passar um feedback, seja ele positivo ou negativo, e como realizá-lo da melhor forma para tornar esse momento agradável e de aprendizado para ambas as partes.

A importância do feedback


Mais do que qualquer coisa, o feedback é uma oportunidade de melhorias, crescimento e desenvolvimento, tanto do profissional que recebe, como do gestor que faz, e para a empresa como um todo.

Basicamente, é uma ferramenta fundamental para o processo de integração entre um gestor e o seu colaborador, permitindo, inclusive, uma relação de confiança e alinhamento do desenvolvimento profissional do colaborador com as metas e os objetivos da empresa.

Neste caso, também é importante haver uma troca entre ambas as partes, na qual é possível identificar pontos negativos e positivos. Estar atento ao que os colaboradores destacam e contribuem nos processos internos é uma forma de construírem juntos para empresa, sendo o feedback um canal aberto para que isso aconteça.

É uma forma de contribuir para resultados que agreguem no dia a dia, capaz de ajudar você e seus colaboradores a chegarem a um próximo nível em suas carreiras profissionais.

Como realizar feedback da melhor forma


Antes de tudo, é preciso estar preparado para o momento da realização de um feedback. Por isso, inteire-se sobre tudo, esteja pronto para a reunião com informações e escreva tudo o que precisa ser dito. É importante para ambas as partes que isso aconteça, tanto para quem recebe o feedback, como para o seu time como um todo, pois as melhorias chegam para todos.

Uma boa dica é apostar em uma planilha e metodificar tudo. Assim, você não só tem o auxílio para conduzir a sua reunião, como também demonstra o feedback para a pessoa com tudo registrado.

Faça a planilha e leve à conversa; explique, assine, carimbe e entregue. Fale dos pontos positivos e negativos, explique o motivo de estarem ali nesta reunião, entendam juntos os processos e como ele pode melhorar os pontos negativos e otimizar os positivos. Argumente de uma forma geral e clara para que tudo seja entendido.

Depois que você levou exemplos, avaliações de desempenho, pontos específicos de melhorias e continuação de trabalho, com critérios elencados, e explicar o porquê deles, seu colaborador consegue sair da reunião com algo tangível, sendo mais fácil de analisar e entender por que ele recebeu esse documento e como ele pode mudar para que todos saiam ganhando.

O resultado de uma reunião de feedback bem-sucedida é um funcionário que sabe o que precisa melhorar para ser reconhecido como ele deseja, e uma otimização de processos dentro da empresa.

Para aqueles que desejam se tornar um Gerente Completo, é fundamental saber dar feedbacks e entender a importância desse processo dentro de cada setor e para cada colaborador.

Mas como se atualizar e se capacitar para que esses processos aconteçam de forma flexível e prática na sua gestão, tornando-se um Gerente Completo?

Para isso, criei o Pílulas de Carreira, 21 vídeos gratuitos sobre todos os processos necessários para ir ao próximo nível em sua carreira profissional, até mesmo um vídeo completo explicando de forma ainda mais objetiva o feedback, para você entender melhor.

feedback gerente completo


Preparei também duas planilhas, uma com um formulário de feedback e outra com a régua de feedback, para ajudar você a realizar de forma assertiva. Você pode acessá-las assistindo ao vídeo sobre feedback!

Inscreva-se agora mesmo no curso Pílulas de Carreira, 100% gratuito, tenha acesso às aulas e a todos esses materiais!