Feedback: como realizá-lo da melhor maneira?
O conteúdo de hoje é sobre um tema muito importante na vida de um Gerente Completo: o feedback. Você sabe receber feedback? Sabe como dar feedback? Muitas pessoas não sabem como fazer isso da maneira correta, mas é preciso estar atento a este assunto.
Vamos falar sobre a importância de saber passar um feedback, seja ele positivo ou negativo, e como realizá-lo da melhor forma para tornar esse momento agradável e de aprendizado para ambas as partes.
A importância do feedback
Mais do que qualquer coisa, o feedback é uma oportunidade de melhorias, crescimento e desenvolvimento, tanto do profissional que recebe, como do gestor que faz, e para a empresa como um todo.
Basicamente, é uma ferramenta fundamental para o processo de integração entre um gestor e o seu colaborador, permitindo, inclusive, uma relação de confiança e alinhamento do desenvolvimento profissional do colaborador com as metas e os objetivos da empresa.
Neste caso, também é importante haver uma troca entre ambas as partes, na qual é possível identificar pontos negativos e positivos. Estar atento ao que os colaboradores destacam e contribuem nos processos internos é uma forma de construírem juntos para empresa, sendo o feedback um canal aberto para que isso aconteça.
É uma forma de contribuir para resultados que agreguem no dia a dia, capaz de ajudar você e seus colaboradores a chegarem a um próximo nível em suas carreiras profissionais.
Como realizar feedback da melhor forma
Antes de tudo, é preciso estar preparado para o momento da realização de um feedback. Por isso, inteire-se sobre tudo, esteja pronto para a reunião com informações e escreva tudo o que precisa ser dito. É importante para ambas as partes que isso aconteça, tanto para quem recebe o feedback, como para o seu time como um todo, pois as melhorias chegam para todos.
Uma boa dica é apostar em uma planilha e metodificar tudo. Assim, você não só tem o auxílio para conduzir a sua reunião, como também demonstra o feedback para a pessoa com tudo registrado.
Faça a planilha e leve à conversa; explique, assine, carimbe e entregue. Fale dos pontos positivos e negativos, explique o motivo de estarem ali nesta reunião, entendam juntos os processos e como ele pode melhorar os pontos negativos e otimizar os positivos. Argumente de uma forma geral e clara para que tudo seja entendido.
Depois que você levou exemplos, avaliações de desempenho, pontos específicos de melhorias e continuação de trabalho, com critérios elencados, e explicar o porquê deles, seu colaborador consegue sair da reunião com algo tangível, sendo mais fácil de analisar e entender por que ele recebeu esse documento e como ele pode mudar para que todos saiam ganhando.
O resultado de uma reunião de feedback bem-sucedida é um funcionário que sabe o que precisa melhorar para ser reconhecido como ele deseja, e uma otimização de processos dentro da empresa.
Para aqueles que desejam se tornar um Gerente Completo, é fundamental saber dar feedbacks e entender a importância desse processo dentro de cada setor e para cada colaborador.
Mas como se atualizar e se capacitar para que esses processos aconteçam de forma flexível e prática na sua gestão, tornando-se um Gerente Completo?
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Preparei também duas planilhas, uma com um formulário de feedback e outra com a régua de feedback, para ajudar você a realizar de forma assertiva. Você pode acessá-las assistindo ao vídeo sobre feedback!
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