Gerente Completo
thumbnail

Análise da gestão de riscos: tudo o que você precisa saber!

Facebook Gerente Completo Linkedin Gerente Completo
01/05/2022

Neste conteúdo, trouxe a você um assunto muito importante para acelerar seus resultados e ir para um próximo nível em sua carreira como gerente: análise de riscos, que, no meu entendimento, é fundamental para um Gerente Completo.

Resolvi explicar melhor trazendo alguns conceitos importantes, independente da sua área. Afinal, gestores que pretendem dar um próximo passo em suas carreiras precisam dominar esse assunto.

Análise de riscos: como entender e a importância na carreira de um gestor

Cada vez mais, com o avanço da tecnologia da informação, você precisa analisar os dados que possui e, principalmente, buscar aqueles que não lhe são entregues.

Quando você cria um modelo de análise de riscos, no qual você analisa aquilo que é seu e que já sabe o modelo estatístico probabilístico, é necessário jogar a incerteza para longe, ponderando-a através de probabilidade.

Por exemplo: você não sabe sobre X informação, mas sabe as probabilidades dela e o seu possível impacto. Na hora que você analisa e gira todas essas probabilidades juntas, você tem um resultado final - um monograma, sabendo as X possibilidades que podem acontecer em X espaço de tempo.

Ficou complexo de entender por essa perspectiva? Então olha só: se você tivesse que escolher entre cara e coroa, qual escolheria? Tanto faz, não importa. Mas você sabe que existe a probabilidade de 50% de dar coroa e 50% de dar cara. Esse conceito de análise de risco é capaz de ajudá-lo a entender o que é risco e o que é incerteza.

Ou seja: você, gerente ou gestor, precisa começar a analisar as consequências e os impactos das suas decisões em probabilidades. Que impactos são esses? É necessário criar uma planilha para analisar as probabilidades e perceber esses impactos, sejam positivos ou negativos, que ajudam ou atrapalham.

Criei uma planilha para ajudá-lo a montar a sua análise de riscos com probabilidade de eventos. Nela, vou mostrar uma análise de riscos que não faz previsões, mas que especifica para todos os possíveis valores de probabilidades associadas.

Você vai ter um exemplo de orçamentação de um projeto de exploração, para adaptar e preencher com a sua análise. Assim, entendendo se está indo na direção dos resultados que espera.

Eu vou disponibilizá-la junto com o vídeo desse conteúdo, explicando melhor o tema com exemplos mais concretos. No final do texto, você vai entender de qual vídeo estou falando.

Risco é diferente de incerteza

Quando começamos a ponderar o impacto das coisas, começamos a nos questionar: então meu futuro não é incerto, mas sim arriscado? O risco nada mais é do que a possibilidade de perigo. São incertezas previsíveis.

É nesse momento que você, como gestor, muda de figura. Entendendo a diferença entre risco e incerteza. Você começa a ser um profissional que toma decisões analisando em riscos e não no acaso. Afinal, um gestor não pode deixar nada no incerto.

As suas decisões como gestor, através de modelos probabilísticos, ajudam a mitigar os riscos - uma medida ou conjunto de medidas tomadas para reduzir ou eliminar riscos. É preciso mitigar, e, a partir disso, enxergar probabilidades, criar planos, elevando aquilo que é bom, e reduzir os impactos, caso aquilo aconteça no seu setor, em sua empresa ou na sua vida pessoal, etc.

Um Gerente Completo é o que mitiga e levanta possibilidades, analisa o risco, prevê as probabilidades. É aquele que se prepara. Essa é a diferença do gerente que quer ir ao próximo nível: entender sobre análise de riscos e saber aplicá-la no dia a dia da profissão.

Convido você a ver o vídeo sobre análise de riscos, fazer o download da planilha e ver o quanto é importante para a estrutura do seu negócio saber mais sobre riscos, afinal, todas as decisões que você, seus chefes e seu setor realizam, são decisões que têm impacto!

Também vou falar mais sobre esse assunto em outros vídeos do Pílulas de Carreira - 21 vídeos gratuitos, nos quais você pode se especializar e acelerar seus resultados como gerente.
 

Inscreva-se agora mesmo, gratuitamente, tenha acesso às aulas e a materiais para você utilizar na prática!