Gerente Completo
thumbnail

GUT, Ishikawa e Pareto: como as principais ferramentas de análise se ligam entre si

Facebook Gerente Completo Linkedin Gerente Completo
01/05/2022

Você sabe o que é GUT, Ishikawa e Pareto, e como elas se ligam entre si? O texto de hoje vai falar exatamente sobre essas três principais ferramentas de análise.

Entenda como essas ferramentas podem ajudá-lo a resolver e solucionar os problemas e processos da sua empresa de forma assertiva, tornando você um expert e trazendo resultados positivos para a sua carreira.

Ferramenta de Análise: método GUT


Vamos ao GUT. Essas três letras significam gravidade, urgência e tendência.

O GUT visa, sob os olhares do gestor, gerente e estrategistas, demonstrar qual ação esses profissionais devem tomar primeiro. Ou seja: analisar os problemas e ver a gravidade, a urgência e a tendência entre todos.

Por exemplo: você coloca seus problemas na mesa. Vamos dizer que são 20 reunidos, e, para cada um, você vai definir a gravidade, a urgência e a tendência. Se estiver na dúvida de como começar, chame sua equipe para uma reunião e explique, debatendo, recebendo e dando ideias, começando a questioná-los em cima da ferramenta GUT (gravidade, urgência e tendência).

Lembrando que se você negligenciar essas situações, vai estar exponenciando aquele problema/causa, investindo ainda mais recursos e tempo para resolver.

A gravidade vai tratar do impacto que o problema gerará aos envolvidos (empresa, gestor, colaboradores, processo, resultado, etc.), a urgência é a necessidade de solucionar o problema em menor prazo - a nota pode ser estabelecida a partir da análise da gravidade, e a tendência analisa se o problema será agravado com o tempo caso não seja solucionado de forma imediata, no caso do problema se intensificar.

Diante disso, você estabelece com o seu time uma nota para cada item, entre as três ferramentas, e um critério. Lembrando que é importante que todas as pessoas que votarem entendam o impacto de cada número. Deixe isso bem claro antes de iniciar.

Façam um somatório e vejam qual é prioridade e qual tem mais tempo para solucionar. Simples assim.


A ferramenta Pareto

O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor. É tudo ordenado no sentido de priorização dos problemas, com o princípio de Pareto - muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.

E isso é a parte fundamental para a finalização da GUT. É com o Pareto que você define a sua gravidade, urgência e tendência!

Então vamos finalizar esse assunto com o seguinte questionamento: quais são os 20% dos problemas, citados lá em cima, no tópico anterior, que você precisa fazer dentro do dinheiro e tempo que tem e em cima da sua GUT (prioridades já estabelecidas com a equipe)?

É aí que entramos na questão do Ishikawa, o método que finaliza, complementa e liga todas as ferramentas entre si.


O Ishikawa como finalizador do processo


Vamos entrar agora no diagrama Ishikawa, a espinha de peixe com os famosos 6M (Método, Matéria-Prima, Mão de obra, Máquinas, Medição e Meio Ambiente).

Como priorizar e racionalizar para chegar aos 80% do resultado, focando no que de fato impacta? Como executar cada um destes 6Ms para criar planos de ação para cada um desses itens que foram priorizados nessa lógica racional do diagrama Ishikawa? Antes de mais nada, é preciso ser racional.

Para você entender melhor a aplicação desse método, confere esse exemplo: peguei um café na empresa e bebi, mas ele estava ruim. O que fazer? Demitir quem fez o café? Não, é preciso investigar as causas do motivo e o que pode ter acontecido. Percorra sobre os 6Ms que eu citei acima, preparando as causas e colocando qual é mais possível de ter acontecido por ordem de importância.

É isso que um estrategista precisa atingir. Já priorizou com Pareto, sabe onde tem que agir na GUT e agora vai questionar os modelos, levantando as causas.

Para ajudar você a chegar à solução e começar a realizar todos os processos, preparei três guias para aplicar no seu setor e organização para conquistar melhores resultados, que vão estar abaixo do vídeo sobre GUT, Ishikawa e Pareto - para você ver o vídeo e os materiais, é só clicar no link que está ao fim deste texto.


A hora é agora!

Se você, gestor, pretende ir para um próximo nível profissional, ferramentas como essas precisam estar na sua caixa de ferramentas.

Inscreva-se agora mesmo no curso Pílulas de Carreira, 100% gratuito, e tenha acesso às aulas! E mais: garanta gratuitamente materiais para você utilizar na prática!